Pular para o conteúdo principal

O QUE “SENSORIAL” REALMENTE SIGNIFICA?

     

    Ficar bagunçado é uma experiência maravilhosa de brincar para crianças pequenas . Mas a integração sensorial é muito mais complicada do que apenas sujar as mãos. Vamos pensar descobrir um pouco mais sobre como funciona o  processo sensorial.


    Os sentidos enviam informações ao sistema nervoso da criança, onde são processadas para gerar uma resposta. Uma experiência sensorial pode “religar” o cérebro, ajudando a criança a entender seu ambiente com mais clareza e fazendo com que ela se sinta segura. Ou pode ser opressor, fazendo com que ele fique na defensiva e retraído. 

    E apenas para tornar as coisas um pouco mais complicadas, duas crianças nunca responderão a uma experiência sensorial exatamente da mesma maneira. Por exemplo, se eu ofereço massinha de modelar  para duas crianças, uma delas pode apertá com força, passando  pelos dedos, gostando da sensação de frio e umidade. A outra criança pode deixar cair imediatamente, irritada com a mesma sensação. Isso é o que significa sensorial - a maneira como o corpo recebe, analisa e responde aos sinais que recebe do ambiente.


OBSERVE EDUCADOR !!!

    A criança  se afasta de certos tipos de brincadeiras? Ele tem reações adversas extremas a certas experiências sensoriais? Em caso afirmativo, converse com uma Psicopedagoga ou Pedagoga . O objetivo final é que a criança tenha um senso forte, estável e saudável de si mesma em seu ambiente.



    Incentive a criança  a experimentar toques, sons, imagens, sabores e todos os diferentes tipos de movimento durante as brincadeiras. A exposição cuidadosa e orientada a experiências sensoriais lúdicas é a melhor forma de promover o desenvolvimento saudável do sistema sensorial, garantindo que pequenos corpos aprendam a processar, integrar e gerar respostas adequadas às informações sensoriais em seus ambientes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre Alfabetização x Alfabetização Emergente

       Aprender é um processo ,  então quando se trata de alfabetizar uma criança , sabemos que é um processo que possui etapas . Não podemos   confundir a criança neste processo com chuva de informações e métodos diferentes para cada coisa ou até mesmo querer que ela aprenda , tudo de uma vez sabe?            As vezes nós adultos achamos  que a criança tem o mesmo tempo que o nosso, mas  vamos lembrar que nós educadores que somos : mães ,pais , tios , tias ,professores, professoras etc.. educadores no geral ,porque quem ensina algo é um educador não é mesmo ?   Então as vezes a gente,  mesmo sem perceber esquece que a criança não tem a mesma maturidade e experiência que nós para entender  e aprender certas coisas, então lembre sempre que a criança é um ser novo , sem maturidade  que não tem muito conhecimento e que vai aprendendo a longo prazo aquilo que nós ensinamos  então tenha paciência e saiba separa essas etapas e assim facilitar o aprendizado . ok ?! Então vamos aprender  que e

3 Dicas Alfabetização Emergente : BASE PARA ALFABETIZAÇÃO

 Alfabetização Emergente O conhecimento que toda Criança adquiri do mundo e sociedade antes  de aprender  letras e números , é a base do aprendizado dela!        C omo uma criança  pode aprender a ler  e escrever se nunca ouviu historias de uma maneira interativa  ?  como ela pode aprender  se ninguém  conversa com  ela  ?  isso influência muito  no desenvolvimento social e  aprendizado da criança quando se trata de alfabetização .      Muitos educadores tem dificuldade em alfabetizar a criança pelo fato da criança ser "vazia" de conhecimento ,  os pais apenas deixam o celular na mão delas ou elas em frente a tv para passar o tempo,  assim elas acabam  adquirindo sozinhas  a maior parte do tempo conhecimento inútil !      A rotina de aprendizagem não  se inicia apenas em uma" Instituição", ela se inicia  desde que a criança   nasce porque ela absorve tudo ao seu redor.      Estimular  o aprendizado   sobre natureza , formas, diferenças ,falar, ouvir, atividades diár