Ficar bagunçado é uma experiência maravilhosa de brincar para crianças pequenas . Mas a integração sensorial é muito mais complicada do que apenas sujar as mãos. Vamos pensar descobrir um pouco mais sobre como funciona o processo sensorial.
Os sentidos enviam informações ao sistema nervoso da criança, onde são processadas para gerar uma resposta. Uma experiência sensorial pode “religar” o cérebro, ajudando a criança a entender seu ambiente com mais clareza e fazendo com que ela se sinta segura. Ou pode ser opressor, fazendo com que ele fique na defensiva e retraído.
E apenas para tornar as coisas um pouco mais complicadas, duas crianças nunca responderão a uma experiência sensorial exatamente da mesma maneira. Por exemplo, se eu ofereço massinha de modelar para duas crianças, uma delas pode apertá com força, passando pelos dedos, gostando da sensação de frio e umidade. A outra criança pode deixar cair imediatamente, irritada com a mesma sensação. Isso é o que significa sensorial - a maneira como o corpo recebe, analisa e responde aos sinais que recebe do ambiente.
OBSERVE EDUCADOR !!!
A criança se afasta de certos tipos de brincadeiras? Ele tem reações adversas extremas a certas experiências sensoriais? Em caso afirmativo, converse com uma Psicopedagoga ou Pedagoga . O objetivo final é que a criança tenha um senso forte, estável e saudável de si mesma em seu ambiente.
Incentive a criança a experimentar toques, sons, imagens, sabores e todos os diferentes tipos de movimento durante as brincadeiras. A exposição cuidadosa e orientada a experiências sensoriais lúdicas é a melhor forma de promover o desenvolvimento saudável do sistema sensorial, garantindo que pequenos corpos aprendam a processar, integrar e gerar respostas adequadas às informações sensoriais em seus ambientes.
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